top of page

CLAREAMENTO DENTÁRIO

CLAREAMENTO DENTARIO CASEIRO




AS VANTAGENS DA TÉCNICA CASEIRA

O clareamento dentário caseiro é uma escolha do paciente mas, a técnica precisa ser indicada pelo dentista. O sucesso do tratamento vai depender do motivo que causou as manchas nos dentes . O procedimento caseiro é indicado para dentes naturalmente escurecidos, manchados por corante ou por algum trauma. As principais vantagens desta técnica envolve praticidade, custo reduzido, agentes clareadores menos concentrados e pode ser empregada em vários dentes ao mesmo tempo. Outra curiosidade é que o clareamento caseiro não usa uma fonte de calor externa, apresenta um boa resposta inicial e efeitos reversos muito baixos.




EXISTEM RISCOS?

Por se tratar de um procedimento conservador, o profissional explica que o clareamento não apresenta riscos quando é bem indicado e feito sob supervisão de um dentista. O único efeito colateral mais comum durante o tratamento é a sensibilidade dentária. “Ela deve ser relatada ao dentista, que então avaliará a necessidade de intervir com aplicação de flúor, dessensibilizantes ou cremes dentários”, comenta. Em casos mais graves e raros pode acontecer a suspensão do tratamento.

Vale ressaltar também que o procedimento vai exigir cuidado do paciente, já que o gel clareador pode causar queimaduras na gengiva se for aplicado em excesso e de forma incorreta. “Por isso é importante seguir todas as recomendações dadas pelo seu dentista e não realizar este tratamento por conta própria”, atenta.






A FÓRMULA PARA UM CLAREAMENTO DE SUCESSO

Não há mistério se você realizar esse procedimento com a ajuda de um especialista. É ele quem vai receitar toda a técnica e dizer o passo a passo de como fazê-la. Basta seguir suas recomendações à risca e comparecer às consultas para acompanhar o caso. "Também é importante o paciente apresentar uma boa saúde bucal e fazer um bom controle de higiene”, lembra o especialista.


OUTROS DETALHES DO PROCEDIMENTO




O dentista fará a confecção da moldeira, que é personalizada e única para cada paciente. No acessório, você pode aplicar o gel clareador em casa sob as orientações do profissional, como a quantidade e forma de aplicação do produto. Na primeira consulta, o dentista também registra a cor inicial dos dentes e indicará todos os cuidados com a higiene bucal e alimentação durante o procedimento. “Será preciso também a realização de consultas periódicas ao longo do tratamento, para acompanhar de perto a evolução do clareamento, avaliando a necessidade de intervenções”, finalizou.


CLAREAMENTO DENTÁRIO COM LED NO CONSULTÓRIO




Esse procedimento é realizado em uma sessão ou no máximo três sessões e é realizado pelo profissional no consultório.

O gel de clareamento é aplicado nos dentes e ativado por uma lâmpada do tipo LED. Dependendo do caso às vezes se consegue um bom clareamento em uma única sessão.






As técnicas para o clareamento dental são simples, preservam a estrutura dental, além de promoverem excelentes resultados quando bem indicadas. ¹


A escolha da técnica clareadora depende do tipo de alteração cromática, da preferência profissional e do perfil do paciente. Assim, podemos clarear dentes vitais por meio do clareamento caseiro supervisionado, clareamento em consultório e da associação de ambas as técnicas. ¹ ²

O desenvolvimento de géis mais estáveis e efetivos, e barreiras gengivais fotopolimerizáveis tem facilitado o procedimento de clareamento dental em consultório que apresenta como principal vantagem o resultado imediato.




Outra importante característica do clareamento em consultório é a possibilidade de selecionar com facilidade as áreas específicas em que se deseja proceder o clareamento dental. Nesses casos pode-se aplicar em apenas um dente bem como proteger regiões cervicais expostas do contato com o gel.

Uma fina camada éaplicada sobre os dentes. A extensão da aplicação deve seguir pelo menos a linha de sorriso visível da paciente, no caso específico do 15 ao 25 (Figuras 6).





O gel é mantido em posição por 20 minutos. Bolhas são formadas durante o processo clareador na interface dente/gel, com o auxílio de uma microescova o gel é homogeneizado removendo essas bolhas restabelecendo o contato do gel clareador com a superfície dental . Após 20 minutos o gel foi removido com um sugador de saliva com a ponta cortada. Uma nova seringa foi manipulada e uma nova aplicação de 20 minutos repetida na mesma sessão. Após a remoção do gel clareador um gel dessensibilizante foi aplicado por 5 minutos.



É INDICADO FAZER CLAREAMENTO DENTAL

APÓS RETIRAR O APARELHO ORTODÔNTICO?



APARELHO ORTODÔNTICO MANCHA OS DENTES?


Uma dúvida muito comum de quem começa o tratamento é se o aparelho ortodôntico vai escurecer os dentes. “Não é verdade”, afirma a ortodontista. Já houve uma época em que era comum que o sorriso ficasse manchado após a remoção das peças. “Isso acontecia muito por um acúmulo de alimento em volta do braquete ortodôntico durante o tratamento”, explica. Essa situação resultava na desmineralização da superfície dentária, gerando uma mancha branca nos dentes.

Hoje em dia, no entanto, a Ortodontia já avançou bastante, e esse problema não acontece mais. “Os materiais ortodônticos já apresentam uma grande evolução para que esse não cause nenhum malefício aos dentes dos pacientes”, afirma. No entanto, mesmo com todo esse desenvolvimento, é muito importante que na colocação do aparelho a pessoa seja orientada pelo profissional sobre como realizar a escovação correta, com uso do fio dental e enxaguante bucal, para uma boa higienização dos dentes, gengiva e língua.



POSSO FAZER O CLAREAMENTO APÓS RETIRAR O APARELHO?


Quando o tratamento termina e você finalmente pode tirar o aparelho, o alívio é muito grande. Você não para de passar a língua sobre os dentes, sentindo a superfície lisinha, e não para de sorrir! Agora que os dentes estão alinhados de maneira correta, é normal que a vontade de realizar um clareamento chegue, para completar o sorriso perfeito.

O clareamento dentário após o término do tratamento ortodôntico não apresenta nenhuma contraindicação específica. Ele deve ser feito sempre com o auxílio de um dentista, 3 meses após a remoção do aparelho para que não ocorra nenhum prejuízo nem na saúde nem na estética do sorriso.



SAIBA COMO MANTER OS DENTES LIVRES DE MANCHAS



Bebidas escuras como café, chá e refrigerantes de cola podem provocar o escurecimento do dente, por isso é ideal evitar consumi-los em excesso. “As manchas também podem acontecer caso o paciente não faça a sua parte”, alerta. Isso se resume a escovação pelo menos três vezes ao dia, uso do fio dental diariamente, enxaguantes bucais e limpeza feita no dentista clínico pelo menos a cada seis



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page